Meu primeiro SELO de premiação da AMARELOS!
Compartilhe
Ontem, dia 22/04/2020, saiu o resultado de mais um concurso fotográfico da Amarelos, que é (como eles mesmos descrevem) uma comunidade que gera prestígio para fotógrafos de família fornecendo ferramentas que ajudam no crescimento profissional e pessoal. E ao saber do resultado, tive a imensa alegria de descobrir também que uma foto minha foi premiada, ficando em terceiro lugar na categoria "Eventos Infantis", juntamente com outras 7 fotos e totalizando 8 premiadas nessa categoria. Se você quiser ver todas as fotos premiadas, pode clicar aqui e conferir lá na página da Amarelos no Facebook.
E por que eu fico tão feliz quando tenho uma foto premiada em concursos de associações e comunidades assim? Bom, pra começar é um reconhecimento de todo o trabalho e esforço que aplico em cada trabalho. É também um estímulo para saber que estou no caminho certo, e que toda a dedicação vale a pena. Mas, além disso, nesse concurso da Amarelos foram mais de 2000 fotos enviadas, por exemplo, e a premiação teve como jurados do concurso nomes como Renato D'Paula e Maíra Erlich, donos de uma fotografia referência para todo o mercado e que todo amante de fotografia, especialmente a documental, deve conhecer.
Fica até difícil pensar em algo pra dizer em momentos assim, porque acabam faltando palavras. Ter uma foto premiada pela Amarelos, em uma rodada de concurso como essa que teve tantas fotos lindas premiadas e fotógrafos incríveis que eu já acompanhava e admiro o trabalho... Nossa, é só expressar a felicidade mesmo e continuar estudando e trabalhando pra melhorar sempre, e quem sabe conseguir mais alguns selinhos nas próximas edições desse e de outros concursos!
Mas existem alguns motivos mais importantes (na minha opinião) para participar de um concurso fotográfico, motivos esses que vão muito além de agradar o próprip ego, como alguns dizem por aí. Já ouvi algumas vezes de fotógrafos frases como: "eu fotografo para o meu cliente ficar satisfeito e não para ganhar prêmios"; ou então "essas associações de concursos é só pagar que você premia foto". O engraçado é que essas frases a gente ouve geralmente de quem nunca participou de nada do tipo e obviamente não consegue entender o valor que os concursos agregam à fotografia, e vou dar alguns exemplos.
Eu participo de algumas comunidades e associações de fotógrafos, como a própria Amarelos, que consegui meu primeiro selo de premiação, e a Inspiration Photographers, onde já tive 8 fotos premiadas até o momento que escrevo isso. E o mais legal é que, além dos concursos em si, ambas as plataformas oferecem MUITO CONTEÚDO através de seus blogs, suas redes sociais, etc, e até mesmo benefícios para os fotógrafos que fazem parte, como parcerias com fornecedores, descontos, etc.
E como funciona uma concurso fotográfico desses? Bem, no concurso é exigido que o fotógrafo envie as suas fotos, dentro dos parâmentros padrões de cada concurso como tamanho da imagem, quantidade de fotos permitidas por rodada, categorias, etc. É um tipo de competição muito saudável, pois não se faz necessário ganhar, e você ainda pode observar e aprender muito com cada rodada, cada foto premiada e manter sempre seu trabalho inspirado e criativo.
1- ESTIMULAR O SENSO CRÍTICO.
Para ser premiado em um concurso, o fotógrafo vai pensar: "Tenho que enviar a minha melhor foto!". Mas e qual é a melhor foto? Muitas vezes eu como fotógrafo me apego em algumas fotos por 'n' motivos. E isso acontece com todo fotógrafo! Temos a tendência de olhar para nossas fotos e achar que elas são melhores do que realmente são. E participar de concursos me ajuda em muito a manter o pé o chão ser mais crítico com meu próprio trabalho. Desde que comecei, tem sido cada vez mais fácil identificar erros e acertos no meu próprio trabalho e, consequentemente, evitá-los em trabalhos seguintes, e assim sempre seguir melhorando.
2- GERAR APRENDIZADO.
Eu penso que todo experiência que passamos e vivemos deixa um aprendizado, e com os concursos não é diferente. As rodadas de premiações sempre trazem novas ideias, novas formas de ver as coisas e muita inspiração, além de poder trazer também novas amizades dentro do mercado da fotografia.
Participar dos concursos também ajuda a melhorar a forma de lidar com as críticas, e entender que nem toda crítica visa o nosso mal. É claro que tem gente, ainda mais hoje em dia, que vive para criticar. Mas dentro dos concursos, os jurados costumam opinar de forma positiva e mostrando os pontos onde a fotografia poderia ser melhor, com anos de experiências e trabalhos embasando aquilo que estão dizendo.
3- MELHORAR A CURADORIA DO TRABALHO.
Isso ainda tem muito a ver com o senso crítio que falei antes. Selecionar as melhores fotos de cada trabalho sempre foi algo que me tomou algum tempo, pois eu costumava ter mais apego com cada foto clicada. Mas os concursos estimulam uma melhora absurda nesse aspecto e vem me tornando muito mais seletivo e criterioso com meu próprio trabalho, o que gera ainda mais cuidado na hora de clicar um evento ou ensaio e contar uma história.
4- PREMIAÇÕES.
Quando se ganha um prêmio em um concurso fotográfico, isso significa que alguém importante do mercado está reconhecendo que aquele trabalho tem qualidade. Isso aumenta a sua confiança em si mesmo, gera ânimo e dedicação, e com certeza aumenta a credibilidade do trabalho como um todo. Fora que, dependendo do concurso, você ainda pode ganhar prêmios em dinheiro, equipamentos, viagens e descontos com fornecedores parceiros.