7 dicas para fotografar seus filhos
Compartilhe
Toda mãe e todo pai adora e quer ter muitas fotos lindas dos seus filhos, não é mesmo? E, na grande maioria das vezes lotam a memória dos seus smartphones com fotos e vídeos dos pequenos ao longo de seu crescimento, em diversas situações.
Durante a minha carreira como fotógrafo, os pais e mães sempre comentam comigo e ficam encantados com a forma natural como consigo os registros dos seus pequenos. Várias vezes já me perguntaram como consigo sorrisos tão espontâneos e reações únicas que demonstram a personalidade da criança, ali mesmo no clique.
Pensando nisso, eu resolvi dar algumas dicas aqui para que qualquer papai e mamãe, ou mesmo alguém que tenha crianças em casa e queira fazer algumas fotos, consiga resultados melhores e lindos cliques dos pequenos! <3
Vamos lá?
1 - NÃO PEÇA PARA A CRIANÇA SORRIR, FAÇA ELA SORRIR.
Essa talvez seja a dica mais valiosas que eu consigo pensar quando o assunto é espontaneidade. É muito comum nos ensaios e nas festas, quando estou fotografando, os adultos chegarem mais próximos da criança e pedirem "dá um sorriso pro tio da foto!". E o que acontece na maioria das vezes? Aqueeele sorriso congelado e pronto, mas que não reflete em nada a verdadeira alegria da criança.
Pedir para sorrir não tem, nem de longe, o mesmo efeito que provocar um sorriso. Logo, que tal inventar uma brincadeira, ou fazer uma provocação na criança? Eu mesmo adoro provocá-los e desafiá-los! Ameaçar de fazer cócegas, contar algo engraçado, entrar junto na brincadeira com eles. Tudo isso vai te garantir muito mais facilmente um sorriso natural e verdadeiro.
2 - DESENVOLVA EM SI MESMO UM "PENSAMENTO FOTOGRÁFICO".
Eu acredito muito que todo e qualquer momento pode ser especial e pode ser fotografado. Logo, se você está buscando conseguir registros diferentes e únicos dos seus filhos, comece a pensar dessa forma e esteja certo de que qualquer momento pode te render uma memória incrível através de um clique. Passe a observar mais as crianças em situações que antes você não costumava prestar atenção, e isso vai, de certa forma, treinar seus olhos e sua percepção para oportunidades de cliques que antes você não percebia.
3 - OBSERVE O QUE A CRIANÇA GOSTA DE FAZER.
Essa dica tem muito a ver com a anterior! Sabe aquele brinquedo favorito, aquela dancinha que a criança ama, ou até mesmo aquele lugarzinho especial na casa onde ela costuma se esconder? Então, tudo isso serve de exemplo de coisas que são capazes de trazer uma carga emocional e afetiva daqui muitos anos. E ter um registro das crianças fazendo esse tipo de coisa é contar uma história muito importante e detalhada de como foi a sua infância, e como eles viviam naquela época.
4 - EXPLORE ÂNGULOS E ENQUADRAMENTOS DIFERENTES.
Tente explorar a sua criatividade e teste ângulos e enquadramentos diferentes para as fotos. Comece a tirar fotos de onde você normalmente não tiraria, e perceba a quantidade de opções que vão se abrir daqui pra frente. Suba em um banco, se agache atrás de uma cerca, deite no chão. Não existem limites para sua criatividade nesse momento e se movimentar dessa forma pode gerar resultados divertidos e fotos incríveis dos seus filhos.
5 - NÃO BUSQUE SOMENTE OS SORRISOS E TENHA MUITA PACIÊNCIA.
O que geralmente vejo nas festas e ensaios é que os pais e mães tem já uma mania (provavelmente herdada dos avós das crianças) de achar que a criança tem que estar sorrindo em todas as fotos. Mas a verdade é que todos nós fazemos inúmeras expressões no dia a dia que são características de nossa personalidade. Então, por que deveríamos tirar fotos somente sorrindo das crianças?
Na hora de fotografar seu filho, busque também os pequenos momentos diários: a concentração do pequeno ao ver seu desenho favorito, o jeito que se joga no sofá ao tomar sua mamadeira, aquela coçadinha dos nos olhos quando está com sono. Tudo isso pode e deve ser registro, e para conseguir da melhor maneira, é preciso paciência. Então, evite ficar pedindo fotos para a criança! Deixe que os momentos aconteçam na sua frente, naturalmente, e esteja pronto para registrá-los.
6 - NÃO ECONOMIZE CLIQUES.
Uma das coisas essenciais para conseguir momentos únicos dos seus filhos é clicar bastante. Para conseguir registrar aquilo que nós fotógrafos chamamos de "momento decisivo", deve-se clicar bastante, pois esses momentos acontecem numa fração de segundos. Costumamos dizer que se você viu o momento decisivo acontecendo, você perdeu o clique. Então, fotografe bastante pois isso vai aumentar muito as suas chances de conseguir captar momentos únicos do seu pequeno.
7 - REVELE SUAS FOTOS E GUARDE SUAS MEMÓRIAS PARA SEMPRE.
E a minha dica extra pra vocês é simples: REVELE SUAS FOTOS. Coloque esses momentos no papel, seja revelando ou mesmo em um álbum. Hoje em dia vivemos em uma era cada vez mais digital, e as mídias estão mudando muito rapidamente. O que funciona hoje, amanhã pode já não ser a melhor opção. Há pouco tempo eu entregava meus trabalhos para os clientes em DVDs. Hoje em dia os computadores e notebooks nem possuem mais leitores de CD e DVD. Além disso, as redes sociais também estão sempre mudando e surgindo novas.
A única coisa que resiste ao tempo e vai continuar resistindo são as fotos impressas. Portanto, tenha elas em mão para serem apreciadas. Fotografia no papel é para sempre!
.
Espero que você goste dessas dicas e que elas te ajudem a ter lembranças ainda mais especiais dos seus filhos!
Um grande abraço!